Fiéis lotam Catedral de Campinas em missa pela alma do papa Francisco e sino tocou 88 vezes, 1 para cada ano do pontífice
21/04/2025
(Foto: Reprodução) Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos nesta segunda (21). Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo, fez reformas, acolheu minorias e priorizou os pobres. Arquidiciocese de Campinas faz missa pela alma do papa; fiéis prestam homenagens
Em sinal de comunhão e luto, o arcebispo Dom João Inácio Müller presidiu missa em sufrágio da alma do papa Francisco às 12h15 desta segunda-feira (21) na Catedral Metropolitana de Campinas (SP). Fiéis lotaram a celebração após a morte de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, aos 88 anos.📺 - Assista, acima.
"Foi o maior homem da terra, o maior papa. Um homem vibrante e muito amoroso. Temos uma grande perda, foi um homem fantástico", disse o fiél José Carlos Pinho durante a missa.
Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ficar internado por cerca de 40 dias. A causa da morte foi AVC e insuficiência cardíaca. A Igreja Católica deve se reunir nas próximas semanas para decidir quem será o novo papa.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, morreu às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local.
O Vaticano anunciou que o corpo do papa Francisco será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, na manhã de quarta-feira (23) para que fiéis possam prestar a última homenagem.
Papa Francisco morre aos 88 anos
Vaticano
Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
🔔88 badaladas, uma para cada ano de Francisco: a arquidiocese emitiu nota de pesar e determinou ainda que todas as Igrejas Matrizes da Arquidiocese de Campinas soem os sinos 88 vezes, às 8h desta segunda-feira (21), em referência a idade do papa Francisco, homenagem e prece pelo pontífice.
"Diante desta perda para toda a Igreja, Dom João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano de Campinas, conclama o Povo de Deus a unir-se em fervorosa oração pelo descanso eterno do Sucessor de Pedro, pastor fiel e incansável servidor do Evangelho", comunicou em nota.
Fiéis lotam missa após morte do papa Francisco na Catedral Metropolitana de Campinas
Reprodução/EPTV
Leia mais
Francisco: o guardião da Casa Comum
Papa Francisco
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
Sinos soaram 88 vezes às 8h desta segunda-feira (21), em referência à idade do papa, que morreu nesta segunda-feira na Itália
Reprodução/EPTV
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.
Papa Francisco deixa legado de transformação na Igreja Católica
Alta após quadro de bronquite
Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, quadro que o manteve internado por cerca de 40 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos.
A primeira hospitalização foi no início de fevereiro. Nos dias seguintes, o papa começou a ter dificuldades para discursar durante audiências religiosas. Ele admitiu publicamente que estava com dificuldades respiratórias e chegou a pedir para um auxiliar fazer a leitura do sermão.
Papa Francisco dá a bênção para fiéis no final da missa de Páscoa presidida pelo Cardeal Angelo Comastri na Praça de São Pedro, no Vaticano, no domingo, 20 de abril de 2025.
Andrew Medichini/AP
No dia 14 de fevereiro, o papa foi internado no hospital Agostino Gemelli para fazer exames e tratar a bronquite. Mesmo hospitalizado, ele continuou participando de algumas atividades religiosas. No domingo (16), ele pediu desculpas por faltar à oração semanal com fiéis na Praça de São Pedro.
O Papa Francisco acena ao aparecer inesperadamente durante a missa do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano
REUTERS/Yara Nardi
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
8
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas